Fundos Imobiliários

Você gosta de investimento imobiliário?

Investir em “tijolo”?

Sim, todo brasileiro gosta de investir em imóveis para valorização e renda do aluguel. Você sabia que pode fazer isto de forma profissional como os grandes investidores fazem através do mercado financeiro? O investimento em fundos imobiliários possui grandes vantagens frente ao investimento tradicional direto em um imóvel.

Veja algumas delas:

Você é sócio de um grande e renomado empreendimento como um prédio comercial na Av. Faria Lima, um galpão logístico na rodovia Dutra, um shopping no bairro dos jardins em São Paulo, uma grande universidade no interior, um hospital no Rio de Janeiro ou até mesmo um complexo industrial em Joinville

Você recebe mensalmente os dividendos provenientes do pagamento de aluguel em sua conta na XP! Além disso, estes rendimentos são ISENTOS de IR, ou seja, enquanto em um imóvel tradicional o imposto de renda sobre o aluguel pode chegar a 30% do seu rendimento mensal, nos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) o IR é ZERO!

Seus inquilinos serão grandes empresas, boas pagadoras de aluguel, com contratos amplos feitos por grandes escritórios de advocacia, com multas por atrasos do aluguel ou saída antecipada do imóvel. Sua segurança jurídica é enorme e uma administradora é responsável pelas cobranças.

Os fundos são negociados em bolsa de valores e você pode comprar e/ou vender a qualquer momento a quantidade que quiser, seu dinheiro entra na conta em apenas 3 dias, tendo assim uma alta liquidez.

Você pode vender quantas cotas quiser. Se você possuir 100 mil reais em FII, você pode vender apenas 10 mil reais para uma viagem ou uma emergência, por exemplo, o que  não é possível com um imóvel, pois você nunca conseguiria vender apenas parte do mesmo para uma viagem.

Adquirir um imóvel é muito caro, quantos imóveis custam menos de 100 mil reais? Porém, com os FII você já pode comprar uma cota de um fundo imobiliário com apenas 100 reais, diferentemente das grandes quantias que você teria que desembolsar para a compra de um imóvel nos moldes tradicionais.

Você pode comprar cotas de fundos imobiliários de grandes prédios comerciais, galpões logísticos, galpões industriais, hospitais, shoppings, faculdades entre outros, tendo assim uma carteira de dividendos em aluguéis altamente diversificada.

Os custos para adquirir um FII também são muito baixos, apenas 0,5% de corretagem, ao passo que para negociar um imóvel o corretor pode cobrar 6% ou mais.

Os imóveis dentro dos FII são geridos por grandes administradoras profissionais. Os contratos, a cobrança do aluguel, tudo é feito por uma administradora, você não precisa se preocupar com nada.

Além de ganhar mensalmente o aluguel isento de IR, você ainda ganha com a valorização do imóvel no mercado. A cota do fundo valoriza de acordo com a sensibilidade do mercado sobre o valor dos empreendimentos.

Existem também fundos imobiliários para quem não quer comprar diretamente um imóvel ou o “tijolo” em si, mas sim títulos de dívidas lastreadas em um imóvel. Em sua grande maioria, estes fundos são compostos por CRI’s, certificados de recebíveis imobiliários, e funcionam de modo muito parecido com uma renda fixa.

Outra grande vantagem de se investir em um fundo de investimento imobiliário é a proteção contra a inflação. Como a maioria dos contratos de alugueis são corrigidos por índices como IPCA e IGPM, o capital do investidor é corrigido e seu poder de compra preservado ao longo dos anos.